Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1




<<< Calemba a nossa Mulemba>>>


HISTORIAL
HISTORIAL

Logo

Igreja Metodista Unida
Coferência Anual do Oeste de Angola
Distrito Eclesiástico de Luanda Sul

Cargo Patoral Calemba




 

SÍNTESE HISTORICA DA IGREJA METODISTA UNIDA DE CALEMBA

 

                                                               1970 - 2014


São passados 44 anos, desde que a nossa Igreja ascendeu a categoria de igreja Metodista Unida de Calemba.

1920 - Um grupo de crentes vindos da Igreja Evangélica Congregacional, sínodo regional do Chilesso, província do Bié, liderados pelos irmãos:

Floriano Satuala  e Lote Cambandua Bingo-Bingo, principiavam as suas reuniões no bairro Mota município de Sambizanga e faziam os seus cultos na igreja de Nova Estrela, mudaram-se depois para igreja sede “Bethel”, tendo para o efeito já em 1949, retirando-se para um dos quintais do bairro Calemba, constituindo assim o centro Evangelistico .

1950 - O centro muda para o bairro Lombondo, que actualmente é chamado por Anangola e que deu azo a ocupação  do loteamento onde se fixa hoje o templo da igreja.

1961 - Havendo necessidade de filiar-se a uma direcção e estar provida de privilégios do cristianismo desenvencilha-se das suas raízes e ascende a categoria de classe pertencente a igreja Metodista unida Central de Luanda sob responsabilidade do irmão Israel Canjaia  sendo o seu 1º guia de classe. 

1967 - Com o crescimento da classe em membros ouve necessidade de nomear outros lideres para coadjuvar o irmão Israel Candjaia que são:

Roberto Jose Chambingo, Julia Gomes Tomas, Leonardo Chiaca, Ana Chiaca, Silva Isaac Sangumba, Marcos Celestino, Artur Pataca, Armando Ucuahamba e tantos outros.

1970 - Aos 22 de Novembro deste ano, sua Reverendissima Bispo Pierre Anderson com sua comitiva efectuou uma visita especial e convocou uma reunião na qual o objectivo central era a passagem da classe para a categoria de Igreja baptizando-a com o nome de Igreja Metodista Unida de Calemba, e nomeado o irmão Roberto Chambingo como guia leigo e Armando Ucuahamba Secretario da igreja.

Neste mesmo dia a Igreja foi honrada com a recepção do seu primeiro Pastor Eduardo Daniel Nunda, acompanhado de sua esposa Dª. Maria Rita Alexandre Nunda.

A evangelização e a oração, faziam parte do forte deste grupo de lideres que deu origem a abertura e ascensão de centros de evangelização a categoria de classes assim descriminadas:

Central, Dondi, Seteca, Rangel alto, Rangel baixo, Nova Flor, Nova Alegria, Bairro Popular, Elende, Chissamba, Cazenga, Samaria, Bondo, Jerusalém Viana, e Combal.

1972- A nossa Igreja recebeu um grupo de crentes vindo da Igreja de Emanuel sendo eles: João Cambundo, Manuel Segunda, Efica Segunda, Manuel Tenge, Francisco Catumbila e Maria da Conceiçao Catumbila.

No mesmo período a Igreja fortificou-se recebendo outros irmãos vindos da igreja Metodista Unida de Redentor dirigidos pelos irmãos Timóteo Capindissa, Martinho Cassinda, Francisco Kassende e Antonio Luis Neto.

 Em 1973 após uma decisão da então junta oficial, o Reverendo Eduardo Daniel Nunda e o irmão Jaime Chitonho empreenderam uma viagem evangelística a Kibala, que culminou com abertura dos centros de Boa Esperança, Quimone, Bumba Lungue e Samuel.

1983- Dez anos depois sob o pastorado do Reverendo Domingos Gaspar da Silva a classe do Kwanza Sul ascende a categoria de Igreja baptizando-a com o nome de Igreja Metodista Unida de Moisés .

1988- Sob o Pastorado do Reverendo Moisés Monteiro da Silva a classe Monte Sinai ascende a categoria de Igreja com o mesmo Nome.

1991- Devido a situação política e militar na altura a Igreja recebe um grupo de crentes vindos da Igreja Metodista do Kwanza Norte (Cazengo) liderados pelos irmãos: Valentim de Melo e Ana Polo, formando uma classe com o nome de Ana Polo que depois veio chamar-se de Nova Jerusalém.

2002- A Igreja recebeu uma importante caravana dirigida pela Sua Reverendíssima Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho que convocou após um caloroso culto, encontro com a Junta Administrativa da Igreja com o objectivo principal de oferecer a esta Igreja um montante pecuniário de 50.000 (dólares Americanos) para dar avanços na conclusão da obra do templo.

2003- Sob o Pastorado do Reverendo José Malhado a classe Nova Jerusalém ascende a categoria de Igreja com o mesmo nome.

2006-Quatro anos depois da ajuda financeira recebida concluiu-se a obra do novo templo e consequentemente a sua inauguração no dia 26 de Novembro. Tarefa que teve seu início em 1972.

De 1970 a 2012, este padrão do amor de Deus continua sempre firme no cumprimento das palavras do nosso senhor Jesus Cristo que diz; Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura; S. Marcos 16-15.

Eis os obreiros que trabalharam arduamente na seara do senhor nesta Igreja sob nomeação episcopal ;

1970- Revº. Eduardo Daniel Nunda

1975-Revº. Pascoal da Gama (Pastor Assistente)

1975-Revº. Gouveia Luís Maundo

1976-Revº. Joaquim António Francisco

1978-Revº. José António (Bunguta) apenas de Agosto à Outubro

1978-Revº. Domingos Gaspar da Silva

1983-Revº. Moisés Monteiro da Silva

1991-Revº. Antunes Tito Mussolovela, coadjuvados pelos pastores;

Dinis Mateus em 1992, Revº. Mateus Francisco Chaves em 1993 e Revº. Mateus Francisco em 1995.

1999-Revº. José Malhado e Rever. Hermenegildo Damião

2003 - Revº. Manuel Vicente e Revº. Elísio Da Silva Fernandes.

2007— Revº. Francisco António da Rocha coadjuvados pelos Reverendos Miguel Simão em 200 7, e Revº. António Gumbe em 2010 em seguida a Pastora Cândida de Jesus Sebastião Simão Paulo 2010.

2011- 2015- Finalmente Revº. Jacinto Sanjuluca o obreiro presente.

Como guias leigos trabalharam nesta Igreja os seguintes irmãos;

1970- Roberto Chambingo

1975- João Cambundo

1983- Israel Canjaia

1988- Frei Nunda Timóteo

1994- Samuel Justo

1999- Victoria Bastos

1999- Celestina Feca Fernandes  Salombongo

2002- Gaspar Neto

2003- Adelino Mesquita Júnior

2006- Domingas Chingala

2010- Avelino Cauende

2012- Fernando Cachiaia Salombongo, guia leigo presente.

E como vices guias leigos os seguintes irmãos

2003- Pedro Cauende

2004- Avelino Cauende

2010- 2013- Fernando Cachiaia Salombongo

2014-2015- Bonifácio Chingala, guia leigo presente.

Neste momento a nossa Igreja tem as seguintes classes;

Central, Abel Cautama (ex Nova Flor), Manuel Francisco Pedro (ex Quimone), Revº. Manuel Ventura Cauende, Roberto Chambingo, Revº. Moisés Monteiro da Silva (ex Palanca), Júlia Gomes Tomas (ex Luz da Vida) e Revº. Isaac Pereira.

Que Deus abençoe a Igreja de Calemba e que o evangelho de Cristo continue prosperando grandiosamente.

Tendo todos nós. Um único coração, uma só alma.

Luanda, aos 24 de Fevereiro de 2015.

 A comissão de Historia da Igreja

1.     Dulce Lutucuta - Presidente.

2.     Frei Nunda Timóteo

3.     Victorino Gil

4.     Avelino Cauende.